sábado, 24 de julho de 2010

“Will Be Forever Loving Jah”



(...)
" E ando sobre a terra
E vivo sob o sol
E as minhas raízes, eu balanço
Eu balanço...Eu balanço
Vem me reggar, mãe...
Vem me reggar "

Há quem diga que é música pra quem gosta da 'erva'....há quem diga que é música pra quem quer mudar o mundo com teorias comunistas...há ainda, quem diga que é musica da população 'marginalizada e abandonada' socialmente... talvez seja, talvez não. O que não se pode deixar de dizer, é que esse ritmo, desde a década de 60, quando surgiu, trouxe consigo nas entrelinhas e no lento acorde das guitarras, uma sensação que eu, apenas mais uma apaixonada, não poderia descrever com palavras, porque até estas são poucas pra tentar traduzir o que é esse gênero musical, que pra mim, é o mais enfeitiçador, místico e mágico que eu já conheci.
O reggae é uma espécie de 'lei' e até ' forma de vida' pra alguns, muito mais do que um som qualquer. É mais do que óbvio que não é pro gosto de qualquer um, aliás, a maioria faz cara feia e ironiza com falas preconceituosas se ouve um 'roots' tocar, mas quem realmente conhece e entende, sabe que não poderia ser diferente. Não me considero leiga quando se trata desse assunto,ainda tenho(e quero) muito que aprender, só posso deixar frisado que minha admiração e paixão é imensa, não só pelo ritmo mas principalmente por aqueles que foram e são responsáveis por propagar esse movimento, através das letras fortes e ricas em cultura social e natural, mescladas com um ritmo lento e dançante, que ao fechar os olhos, consegue transportar, aqueles que sentem a musica com a alma e o coração, a lugares, sensações e momentos de extase! E é assim que eu me sinto....E é assim que todos deveriam sentir.
Até porque, essa folosofia de vida, só presa por coisas que gostaria muito de poder resolver, e tenho sede profissional e vontade pessoal de tentar melhorar: Natureza,questão social,pensamentos positivos....
E ainda que todos me olhem e digam:
- Nossa...tão bonitinha, carinha de quem poderia ouvir algo melhor....
Ou ainda
- Filha... tem certeza que não é perigoso nesse tal de 'Açaí Biruta??? ' tem tanta 'gente' estranha...
Aí é que me dá mais e mais vontade de...
- Ei Dj, deixa a 'pedra' rolar...Quero viajar reggae music...quero relaxar reggae music.... Ah! e não se esqueça de rolar um som de Bob....!



Nenhum comentário: